O prefeito Odair Silva e o vice Mussa Calil Neto estiveram na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Marília para receber a vacina contra a gripe na manhã desta segunda-feira, 7. Os dois aproveitaram o primeiro dia de vacinação contra a gripe na Estância Turística de Barretos e foram juntos colocar a proteção em dia.
“Vacina tem que ser tomada. A partir desta segunda, estão disponíveis nas UBSs da nossa cidade para proteger contra a gripe e é importante que as pessoas que fazem parte do grupo a ser vacinado já compareçam logo em uma unidade. Quanto antes, melhor”, afirmou Odair.
Fazendo parte do grupo que deve se vacinar por ter a partir de 60 anos de idade, prefeito e vice receberam a vacina em um momento descontraído e conversaram com outras pessoas que estavam na UBS para se vacinar.
“Já tivemos a felicidade de no sábado entregar novas ambulâncias para o SAMU, que vão atender a população nos momentos em que mais precisar, e hoje que é o Dia Mundial da Saúde estamos dando início a esta prevenção tão importante que é a vacinação contra gripe. Vacinas salvam vidas. Se você faz parte do grupo que deve tomar, procure uma UBS. Ou se conhece alguém que faz, oriente a procurar uma”, destacou Mussa.
Em Barretos, a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira. Além da população que tem a partir de 60 anos, as crianças a partir de 6 meses menores de 6 anos, gestantes, puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, entre outros públicos prioritários também já podem procurar uma UBS das 8 às 16h ou o Novo Postão das 8 às 12h para se vacinar.
Também fazem parte do grupo prioritário, que já pode se vacinar: povos indígenas, pessoas em situação de rua, professores e outros funcionários de escolas, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores dos Correios e do transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas.
A gestante Larissa Rezende, de 37 anos, moradora do Jockey Club, também tratou de se vacinar já no primeiro dia. Ela conta que em outros anos já recebeu a vacina contra a gripe, mas que nos últimos não tinha tomado. “Agora que estou gestante, minha médica recomendou e já estou aqui para tomar”, ressaltou.
Dona Iraci de Souza Duarte, 77 anos, e o marido Luiz Carlos de Duarte, 76, também estiveram na UBS pela manhã e agora já estão vacinados. “Todo ano, quando a gente escuta no rádio que vai começar, a gente já vem. A gente mexe com reciclagem e sai cedo para trabalhar. Hoje cedo escutamos a moça falando no rádio e então eu já disse pra ele para a gente vir primeiro aqui. A gente percebe que, depois que a gente toma, se dá gripe é mais fraca”, comentou dona Iraci.
Moradora do Jd. Alvorada, a aposentada Joana Darc Faria Salles mostrou que sua carteirinha está cheia de marcação de vacinas que ela já tomou ao longo dos anos. “É muito importante a vacina. Tenho 74 anos, sou saudável, não tomo nenhum remédio, e a vacina todos os anos eu estou aqui para tomar. Esta e as outras vacinas”, ressaltou.
O que levar?
Para se vacinar, é necessário levar um documento com foto (RG, CNH, CIN), com o número do CPF e, se possível, o Cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. Além disso, profissionais dos grupos prioritários podem apresentar crachá ou carteira profissional, para mostrar que fazem parte desse grupo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos