JOÃO ROCK: como Ribeirão Preto, a 300km da capital, se transforma pra receber o público de todo o país que vem ao festival

Das 70 mil pessoas que vão ao evento, 80% vem de outros estados brasileiros. Os fãs viajam quilômetros para ver seus ídolos e participar da experiência de maratonar e escolher, entre os mais de 30 shows, quais não podem perder

06/06/2024

JOÃO ROCK: como Ribeirão Preto, a 300km da capital, se transforma pra receber o público de todo o país que vem ao festival

O João Rock está em sua 21ª edição e impacta diferentes setores da economia e do turismo local (Divulgação)

O João Rock está em sua 21ª edição e impacta diferentes setores da economia e do turismo local. A cidade realiza adaptações para receber fluxo de turistas, profissionais e artistas que chegam por transporte aéreo e terrestre. Só de excursões, o festival contabiliza 160 cadastradas este ano.

O maior impacto – e talvez a mais perceptível – é no âmbito cultural e artístico, já que com os grandes nomes do rock, pop e seus subgêneros nos palcos, Ribeirão Preto se transforma na capital nacional da música neste final de semana. Nenhum evento do Brasil tem a quantidade de shows nacionais com bandas tão relevantes em um só dia. “É o maior do seu gênero, tanto em line-up quanto em estrutura. O João Rock tem um DNA muito bem definido e isto que faz com que alguns fãs viajem tanto para curtir. Até ingresso no Acre foi vendido este ano”, conta Luit Marques, um dos organizadores. 

EMPREGOS E RENDA – Um dos indicativos que reflete a influência do festival na cidade é a geração de empregos. Segundo os organizadores, a projeção para esta edição é de 5 mil empregos diretos, incluindo o período pré e durante e pós (desmontagem) evento. Como mais de 80% do público vem de fora, também se observa uma intensificação do fluxo em estradas, shoppings, restaurantes, bares e hotéis. “Todos os anos, o João Rock mexe com a cidade. Aqui no Tryp Ribeirão Preto, vivenciamos a expectativa do Festival há algum tempo. Já estamos 100% da nossa capacidade reservada para o final de semana do evento”, revela Ana Carolina Rocha, gerente do hotel. 

A alta demanda também é celebrada por taxistas e motoristas de aplicativo. “O João Rock é considerado como um dos nossos ‘natais’ se compararmos com o comércio. Em um sábado comum, nossa cooperativa, contabiliza uma média de 300 a 400 corridas, durante o Festival, esse número pode chegar até mil corridas, com 70% do efetivo em operação durante o dia e 40% na madrugada. É muito produtivo”, comenta Rômulo Beretta, presidente da Coopertáxi. 

LINHA DE TRANSPORTE URBANO ESPECIAL – A empresa que gerencia o transporte urbano de Ribeirão Preto, a RP Mobi, disponibilizará uma linha especial destinada para quem estiver saindo do Festival, que estará identificada como “João Rock”, com partidas a partir das 22h, de 30 em 30 minutos. 

Para receber os turistas, os melhores trajetos até o Parque Permanente de Exposições são estudados junto com a Prefeitura Municipal e a RP Mobi e algumas equipes de apoio da Polícia Militar também se posicionam em pontos estratégicos para orientação. 

No estacionamento oficial, uma estrutura com tenda, área de descanso, banheiros e até food truck é montada só para que os motoristas das excursões descansem. 

OPERAÇÃO RODOVIAS – A concessionária Arteris/Viapaulista se reuniu com os organizadores do festival e também montou um plano operacional específico para o João Rock. O objetivo é garantir a fluidez no tráfego, principalmente na Rodovia Anhanguera, que é uma rota importante e já registra um alto volume diário de veículos. Os PMV’s (Painéis de Mensagens Eletrônicas) exibirão orientações para quem vai ao evento, assim como placas de sinalização, e viaturas percorrerão os trechos de forma mais ostensiva, para acompanhar o movimento e solucionar possíveis contratempos. 

NO PALCO, SÓ FERAS – O line-up traz, no Palco João Rock, os encontros de Emicida e Pitty / Marcelo D2, Djonga e Um Punhado de Bamba, além de Paralamas do Sucesso, CPM22, Detonautas, Marina Sena, Samuel Rosa, Armandinho, Thiago Castanho e Marcão Britto - Charlie Brown JR 30 anos. No Palco Brasil, os shows serão de Lulu Santos, Ney Matogrosso, Djavan, 14 Bis e Novos Baianos com Pepeu, Baby do Brasil e Paulinho. O elenco do Palco Aquarela é composto por Duda Beat, Marina Lima, Maria Gadú, Negra Li e Tássia Reis. Já o Palco Fortalecendo a Cena contará com Ebony, Ryu The Runner, Wiu, Teto e Veigh. 

Festival João Rock
Quando: 08 de junho
Onde: Ribeirão Preto – SP
Parque Permanente de Exposições
www.joaorock.com.br


Fonte: Phábrica de Ideias